sábado, 21 de setembro de 2024

Aquisição

O objetivo principal dessa persona é: Gerenciamento de relacionamento com plataforma de nuvem . Essa equipe tende a trabalhar com líderes de engenharia e finanças para construir estratégias organizacionais sobre como fazer parcerias para obter acesso à nuvem e outros recursos baseados em TI. O processo de aquisição geralmente ocorre da seguinte forma: 

Necessidade identificada

Avaliação de construção versus compra, incluindo análises de mercado e desenvolvimento de portfólio

Negociação, incluindo linguagem contratual e preços

Gestão de fornecedores

Rescisão

Benefícios do FinOps

Para a equipe de Compras, os benefícios do FinOps incluem: 

Obtendo as melhores taxas de custo de nuvem disponíveis

Traduzindo dados de faturamento para custeio baseado em atividades

Fornecer visibilidade e permitir a compreensão do custo por licença de tecnologia e contratos

Fale a língua deles

Esta equipe trabalha duro para construir relacionamentos com fornecedores (provedores de bens ou serviços). Abaixo estão alguns termos-chave frequentemente usados ​​em seu mundo. Veja se você consegue associar cada termo à definição correta na primeira tentativa.  

Colaboração

A equipe de aquisição é frequentemente uma alavanca estratégica dentro da nuvem que a liderança pode utilizar. Essas equipes podem trabalhar em conjunto com a equipe FinOps para garantir que os melhores preços e melhores termos sejam negociados. Por exemplo, essas equipes podem trabalhar juntas para entender as decisões arquitetônicas da organização e como as mudanças impactarão o uso esperado para serviços específicos e prever gastos para negociar taxas. A aquisição e as finanças então colaborarão para alocar custos que são então acumulados por meio de relatórios para a liderança.

 Outra área de colaboração ocorre quando a aquisição e as finanças obtêm adesão da liderança sobre estratégias de compras e governança. No mundo da nuvem, qualquer pessoa na organização pode entrar no mercado e fazer compras. A aquisição, as finanças, o FinOps e a liderança precisarão se alinhar às regulamentações em torno das compras para a organização.

Pensamento Avançado

Os líderes geralmente têm a capacidade de definir uma estratégia abrangente que será utilizada por uma organização. Ao pensar na equipe de compras, bem como na equipe financeira da sua organização, faça as seguintes perguntas: 

Essas equipes têm uma estratégia de aquisição, compra e economia alinhada? 

Vemos colaboração entre essas duas equipes?

Há reuniões recorrentes de contato? 

Eles têm contatos para trabalhar uns com os outros?

Eles compartilham uma língua comum?

Como líder, pense em estratégias para organizar o negócio e colocar essas duas equipes em colaboração. Finanças e compras estão posicionadas de forma única para ver o panorama geral. Essas equipes têm uma visão macro da organização e podem ver todas as ferramentas e todo o orçamento que pode ser movido ou ajustado. Juntos, eles trazem insights importantes para a mesa que um único engenheiro ou outra parte interessada pode não ter.

Fonte: https://learn.finops.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário