domingo, 19 de novembro de 2023

Os ataques cibernéticos aos sites de eCommerce brasileiros vão se multiplicar durante a temporada de compras

🛡️ Hoje, o Brasil enfrenta mais um dia típico de ameaças, sendo o segundo país mais atacado no mundo, de acordo com o Mapa em tempo real de ameaças cibernéticas da Kaspersky. Os ataques, especialmente os relacionados a botnets, têm colocado o país em uma posição desafiadora.

🎓 A CISA define o DDoS como tentativas de esgotar os recursos do sistema-alvo, tornando-o inacessível. Existem diferentes formas, incluindo sobrecarga de recursos de rede, protocolo e aplicação. 

🌐 Recentemente, estudos destacam que os ataques de negação de serviço (DDoS) e botnets tornaram-se protagonistas nos cenários de ataques ao varejo no Brasil, em artigo da Business Wire, disponível em https://lnkd.in/e3km_YwB

As principais conclusões destacam o estrago causado por estes ataques. Alguns pontos tratados foram:

Mais de 32% do tráfego automatizado em sites brasileiros do setor de varejo são representados por bots maliciosos.

Bots conseguem ultrapassar as proteções básicas.

Bots "Grinch" interrompem eventos de vendas natalinas, comprando e revendendo artigos cobiçados com margens significativas.

✍ Outro ponto, particularmente tocante ao e-comerce, é o aumento dos Ataques de Sequestro de Contas (ATO). Esses ataques aumentaram em 66% em 2022 em todo o mundo e representou o abuso com maior risco para as compras de fim de ano, com 15% das solicitações de login relacionadas a tentativas de ATO. Pelo lado do Cliente, as técnicas maliciosas de Magecart e formjacking representam as principais ameaças. Inserção de JavaScript em sites legítimos para roubo de cookies e abuso de identidade dos usuários.

Em 2023, o aumento dos ataques DDoS contra Varejistas percebeu um aumento de 300% em relação ao mesmo período do ano anterior. As ações concentram-se em ataques à camada de aplicação (camada 7 do modelo OSI), visando interromper ou desconectar aplicações.

💡 Diante desse cenário, recomenda-se a prevenção.

💥 Monitoramento: Crie uma linha de base do tráfego normal para identificar rapidamente sintomas de um ataque DDoS.

💥Planos de Tratamento e Resposta: Desenvolva um plano detalhado com uma lista de verificação, equipe de resposta, procedimentos operacionais e comunicação.

💥 Resiliência: Projete redes e sistemas para acomodar tráfego excessivo e distribua recursos para limitar o impacto.

💥Nuvem: Considere a migração para a nuvem para aumentar a resiliência

💥Soluções de Proteção DDoS: Utilize soluções multicamadas que incluam monitoramento de tráfego, detecção em tempo real, Hardening e resposta automatizada.

🛡️ O planejamento e a preparação são essenciais para enfrentar desafios. Vigilantes e preparados estaremos aptos a proteger a infraestrutura necessária para o negócio das organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário