5 Dicas de Desenvolvimento Seguro para Programadores
A cibersegurança é uma preocupação crescente para empresas de todos os tamanhos. Uma maneira de ajudar a proteger sua empresa de ataques é garantir que suas aplicações sejam desenvolvidas de forma segura.
Aqui estão cinco dicas de desenvolvimento seguro:
1 - Mantenha seus softwares atualizados:
Parece óbvio mas poucos fazem. Os patches de segurança corrigem vulnerabilidades que podem ser exploradas pelos invasores. É importante instalar patches assim que eles estiverem disponíveis.
2 - Documente sua segurança:
É importante documentar suas práticas de segurança para que você possa aplicá-las de forma consistente. Essa documentação também pode ser útil para treinar seu time sobre cibersegurança.
3 - Filtragem de entradas do usuário:
Filtre todas entradas onde o usuário pode enviar dados tanto para o servidor ou para o banco de dados. Esses dados podem ser texto, números, imagens, ou qualquer outro tipo de informação. É importante filtrar e validar esses dados antes de usá-los. Algumas linguagens de programação já contém filtros prontos para serem usados.
4 - Crie configurações para mitigar ataques de negação de serviço:
Como por exemplo, limite a quantidade de requisições enviadas por segundo, a quantidade de banda utilizada por cada IP ou caso não queira fazer essas configurações manuais, utilize um serviço de CDN, como CloudFlare, Amazon CloudFront e Google Cloud CDN.
5 - Por último:
Sempre que possível utilize um WAF (Web Application Firewall), que tem como objetivo bloquear ataques mesmo que sua aplicação seja vulnerável.
Em breve faço um artigo ainda mais detalhado!
Fonte: Andrew Martinez
Nenhum comentário:
Postar um comentário