9 componentes essenciais de um aplicativo de microsserviço de produção
1 - Gateway de API
O gateway fornece um ponto de entrada unificado para aplicativos cliente. Ele lida com roteamento, filtragem e balanceamento de carga.
2 - Registro de Serviço
O registro de serviço contém os detalhes de todos os serviços. O gateway descobre o serviço usando o registro. Por exemplo, Cônsul, Eureka, Zookeeper, etc.
3 - Camada de Serviço
Cada microsserviço atende a uma função de negócios específica e pode ser executado em várias instâncias. Esses serviços podem ser criados usando estruturas como Spring Boot, NestJS, etc.
4 - Servidor de Autorização
Usado para proteger os microsserviços e gerenciar o controle de identidade e acesso. Ferramentas como Keycloak, Azure AD e Okta podem ajudar aqui.
5 - Armazenamento de dados
Bancos de dados como PostgreSQL e MySQL podem armazenar dados de aplicativos gerados pelos serviços.
6 - Cache Distribuído
O cache é uma ótima abordagem para aumentar o desempenho do aplicativo. As opções incluem soluções de cache como Redis, Couchbase, Memcached, etc.
7 - Comunicação de microsserviços assíncronos
Use plataformas como Kafka e RabbitMQ para dar suporte à comunicação assíncrona entre microsserviços.
8 - Visualização de Métricas
Os microsserviços podem ser configurados para publicar métricas no Prometheus e ferramentas como o Grafana podem ajudar a visualizar as métricas.
9 - Agregação e visualização de logs
Os logs gerados pelos serviços são agregados usando o Logstash, armazenados no Elasticsearch e visualizados com o Kibana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário