sábado, 11 de novembro de 2023

O que é gerenciamento de identidade e acesso?

O que é gerenciamento de identidade e acesso? 

O gerenciamento de identidade e acesso (gerenciamento de acesso de identidade ou IAM) é vital para qualquer estratégia de segurança cibernética. Também é muitas vezes mal compreendido. Em vez de ser uma atividade, o IAM é uma prática que abrange tecnologia, processos e políticas de negócios e técnicas organizacionais.

Então, o que é gerenciamento de identidade e acesso? Depende da organização e de suas ferramentas, mas o IAM resume como as empresas controlam contas de usuários, senhas e níveis de acesso. É uma estrutura que compreende vários elementos que gerenciam identidades de sistemas computacionais.

Existem quatro componentes de um sistema IAM:

Gerenciamento de usuários

Autenticação

Autorização

Governança de identidade

As empresas usam o IAM porque lhes dá controle refinado sobre usuários e acesso. A maioria das empresas possui diversos sistemas eletrônicos, aplicativos, servidores, aplicativos em nuvem e outros recursos que exigem gerenciamento de identidade privilegiado. O acesso a dados confidenciais requer controles rígidos e os sistemas IAM costumam ser a melhor solução.

Conceitos-chave de gerenciamento de identidade e acesso

Todos os sistemas IAM, sejam simples ou complexos, compartilham conceitos-chave como autenticação e autorização. A autenticação diz respeito à forma como os usuários podem fazer login em uma conta, como com uma senha ou token de acesso, enquanto o módulo de autorização controla quais recursos os usuários podem acessar.

Os usuários obtêm autorização com base em sua função na organização ou no grupo. Isso torna a autorização uma das partes mais críticas de um sistema IAM porque controla quem pode acessar quais sistemas.

A governança de identidade é outro componente crítico do IAM, definindo como uma organização gerencia funções e permissões de usuários. Ele garante que os usuários tenham o nível de acesso correto e fornece métodos para auditar os níveis de acesso dos usuários. A função de auditoria da governação dos utilizadores é crucial, pois permite que uma organização valide a sua segurança e políticas.

Benefícios e vantagens do IAM

Graças aos seus muitos benefícios, o gerenciamento de identidade e acesso tornou-se uma parte padrão das estratégias de segurança de TI. O gerenciamento de usuários, senhas e autorização do sistema pode rapidamente se tornar problemático, especialmente em grandes empresas com muitos usuários e recursos. No entanto, o IAM controla a complexidade desses processos, fornecendo um método centralizado para controle de acesso do usuário.

As organizações ganham eficiência operacional com sistemas IAM porque gerenciam seus usuários e níveis de autorização apenas em um único local. O gerenciamento de identidades também fornece uma estrutura para impor políticas de segurança e controle de acesso. Por exemplo, o acesso a documentos financeiros e aplicações é normalmente limitado a equipas financeiras e gestores de alto nível. As organizações concedem acesso com base nas funções dos funcionários e nas associações de grupos, transferindo responsabilidades de autenticação e autorização para o sistema de gerenciamento de identidade e acesso.

A conformidade regulatória é outro benefício deste sistema. Seria um desafio manter e comprovar a conformidade sem o IAM, especialmente em grandes organizações. As regulamentações de privacidade de dados exigem que as empresas protejam a privacidade dos dados dos usuários, e os IAMs oferecem um método padronizado para demonstrar conformidade. Os sistemas de gerenciamento de identidade e acesso também mantêm registros prontamente disponíveis para auditoria, fornecendo mecanismos de controle de acesso com registros em papel.

Os recursos de relatórios dos IAMs simplificam o processo de validação da conformidade com regulamentos e requisitos do cliente. A alternativa de tentar gerir a conformidade manual e a aplicação das políticas de segurança seria difícil, se não impossível, de manter a longo prazo.

Implementando um sistema IAM

A maioria das organizações já possui um sistema básico de gerenciamento de identidade, reconhecendo-o ou não como tal. Por exemplo, um diretório LDAP (Lightweight Directory Access Control) ou um servidor Active Directory pode fornecer gerenciamento centralizado de usuários e senhas. No entanto, estas soluções muitas vezes carecem dos recursos abrangentes de um sistema de gerenciamento de identidade e acesso.

Uma implantação bem-sucedida do IAM requer uma consideração cuidadosa do gerenciamento de identidade existente ou dos sistemas de autorização e controle de acesso. Ao desenvolver um roteiro de gerenciamento de acesso de identidade que se alinhe às suas metas de negócios, você deve garantir que ele seja compatível com a tecnologia existente — ou fornecer um caminho tranquilo para a eliminação gradual desses sistemas.

Tal como acontece com a maioria das implementações de TI, sua organização analisaria propostas e argumentos de vendas de vários fornecedores. Tenha em mente a estratégia de segurança da sua empresa, os requisitos regulatórios e do cliente e a capacidade de personalizar um sistema para se adequar à sua organização. A solução escolhida deverá oferecer uma estratégia de integração para que os sistemas atuais possam funcionar com o IAM.

Desafios comuns no IAM

As organizações muitas vezes têm dificuldade em gerenciar as identidades dos usuários à medida que implementam um IAM. A maioria das empresas possui contas de usuário para funcionários, prestadores de serviços, clientes e parceiros externos, entre outros tipos. Definir as funções e o acesso nesses vários níveis pode ser demorado e tedioso até que o sistema IAM esteja totalmente implementado.

Superar os desafios da implementação do IAM pode ser visto como um ato de equilíbrio. Você está tentando gerenciar a segurança, os requisitos externos, como regulamentações, os requisitos do cliente e a experiência do usuário. Avaliar os requisitos mínimos para cada lado pode ajudar a encontrar um equilíbrio.

As implantações de IAM mais bem-sucedidas passam por testes rigorosos antes de serem promovidas para uso diário. Um programa piloto com os usuários mais técnicos pode fornecer informações valiosas sobre o funcionamento do sistema IAM. Comunicar os motivos da implementação e oferecer treinamento adequado ajudará a suavizar as mudanças para os usuários finais. Você pode incluir “O que é gerenciamento de identidade?” seção na sessão de treinamento para ajudar a explicar por que sua empresa decidiu implementar a segurança IAM.

Melhores práticas para um IAM eficaz

Depois de superar todos os obstáculos de implementação, é hora de implementar as práticas recomendadas de IAM. Esta etapa inclui, se possível, a implementação do provisionamento e desprovisionamento automatizado de usuários. Como um recurso em muitos sistemas de gerenciamento de identidade e acesso, o provisionamento e desprovisionamento de usuários pode ajudar a garantir a concessão e revogação imediata do acesso do usuário.

Implemente métodos de autenticação mais fortes no IAM para aumentar a postura de segurança da sua organização. Algumas possibilidades incluem autenticação de dois fatores (2FA), biometria, tokens de hardware e outras opções de senha tradicionais.

Continue a educar os usuários muito depois de sua implementação e espere que os membros da equipe ou usuários recém-integrados ainda perguntem: “O que é IAM?” O treinamento de rotina mantém todos atualizados sobre o que é gerenciamento de acesso de identidade e como a segurança do IAM beneficia a empresa. Um componente chave do IAM é aplicar as políticas de segurança da sua organização. Os usuários devem conhecer as políticas e como o seu IAM se ajusta à estratégia geral.

Aprenda sobre gerenciamento de identidade e acesso (IAM) no curso C|ND

Embora a implementação do gerenciamento de identidade e acesso possa levar tempo, é a melhor opção para empresas de todos os tamanhos. O gerenciamento de identidades de usuários e controles de acesso para vários sistemas não é viável com todos os aplicativos empresariais e serviços em nuvem atuais. Portanto, o IAM é crucial para o aprendizado dos profissionais de segurança de rede .

O curso Certified Network Defender (C|ND) do EC-Council analisa em profundidade o IAM, o IDM e os diferentes tipos de autenticação e autorização que as empresas usam. Obter uma certificação C|ND prepara você para uma carreira sólida em segurança de rede, abrangendo conceitos essenciais como nuvem, IoT, inteligência de ameaças e muito mais. Você também aprenderá sobre sistemas IAM populares, incluindo gerenciamento de identidade e acesso da AWS.

Para saber mais sobre o C|ND, visite a página de visão geral do curso do EC-Council e preencha o formulário. Dê o primeiro passo para se tornar um Defensor de Rede Certificado.

Fonte: https://www.eccouncil.org/cybersecurity-exchange/network-security/what-is-identity-and-access-management/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário