O SOC (Centro de Operações de Segurança) e o SOC como um Serviço (SOCaaS) são instalações em que uma equipe de especialistas em cibersegurança monitora, detecta, analisa e investiga ameaças cibernéticas de forma contínua, procurando sinais de incidentes de segurança em redes, servidores, computadores, dispositivos finais, sistemas operacionais, aplicativos e bancos de dados.
Os serviços do SOC geralmente consistem em:
🔹Caça às ameaças
🔹Gerenciamento e manutenção de dispositivos de segurança.
🔹Gerenciamento de vulnerabilidades baseado em riscos (priorização especial de correções).
🔹Tratamento de incidentes de segurança, incluindo análise maliciosa e investigações forenses.
🔹Gerenciamento de informações de ameaças (coleta, produção, segurança de dados e disseminação).
🔹Desenvolvimento de dados e valores de medição para relatórios / gerenciamento de conformidade.
🔹Monitoramento de dados, detecção de incidentes, investigação e emissão de alertas e reações adequadas.
A equipe do SOC geralmente consiste em:
🔹Gerente do SOC: Gerencia a equipe do SOC
🔹Caçadores de ameaças: Identificam ameaças e respondem a elas
🔹Engenheiros de segurança: Gerenciam a arquitetura de segurança geral
🔹Analistas de segurança: Identificam e monitoram vulnerabilidades e revisam ameaças passadas
O SOC como um Serviço (SOCaaS) ou SOC como um Serviço Gerenciado oferece à sua empresa proteção contra ameaças cibernéticas e conformidade de forma econômica.
Benefícios do SOC como um Serviço:
🔹Pouco ou nenhum investimento inicial
🔹Rápido para começar
🔹Não há necessidade de contratar pessoal adicional
🔹Obtenha a expertise e cobertura de uma equipe de segurança qualificada
🔹Custo mensal consistente e acessível, sem contrato de longo prazo
Recursos que o SOCaaS deve fornecer:
🔹Avaliação de Vulnerabilidades
🔹Descoberta de Ativos
🔹SIEM e Gerenciamento de Logs
🔹Sensores de Rede e Nuvem
🔹Endpoints
🔹Monitoramento em tempo real
🔹Registro de auditoria
🔹Capacidade de identificar violações de dados
🔹Recursos qualificados dedicados
Ao escolher um SOCaaS, você deve considerar:
🔹Eles se integram ao seu sistema de atendimento existente
🔹Eles entram em contato se houver uma ameaça
🔹Eles ajudarão na remediação
🔹Eles são como uma extensão da sua equipe de TI
🔹Eles caçam ameaças ou apenas respondem a alertas.
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